sábado, 12 de junho de 2010

Bacalhau à Gomes de Sá

Existem imensas variantes desta receita. Esta é a que sempre se fez cá em casa.




Ingredientes (para 2 pessoas):
400 g. de bacalhau demolhado
1 kg. de batatinhas pequenas
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 folhas de louro
2 ovos
2,5 dl de azeite
Sal e pimenta preta q.b.
Salsa picada q.b.


Coloca-se o bacalhau numa panela com água a ferver. Deixa-se cozer por cerca de 15 minutos.
Retira-se o bacalhau e deixa-se arrefecer. Colocam-se as batatas (com casca) na água do bacalhau e deixa-se cozer durante 20 minutos. Tempera-se com sal.
Entretanto retira-se a pele ao bacalhau e desfia-se.
Retiram-se as batatas, deixa-se arrefecer um pouco, e descascam-se. Cortam-se em rodelas.
Num tacho coloca-se o azeite, a cebola cortada em juliana, os dentes de alho laminados e as folhas de louro. Leva-se a refogar em lume brando.
Junta-se o bacalhau. Envolve-se tudo e deixa-se refogar durante cerca de 5 minutos.
Adicionam-se as batatas e um pouco de salsa picada. Deixa-se ao lume durante mais 8 minutos, mexendo cuidadosamente.
Entretanto cozem-se os ovos. Descascam-se e cortam-se em rodelas.
Coloca-se o bacalhau num prato ou travessa e adicionam-se as rodelas de ovo por cima. Serve-se quente.


Nota: Para tornar a preparação deste pratos mais rápida costumo congelar o bacalhau já demolhado, limpo de peles e espinhas, e desfiado. Assim só é preciso descongelar e coze-lo já desfiado.

12 comentários:

Menina Miminhosm disse...

Gosto muito,retiro sempre o ovo, porque não gosto!
Um pratinho delicioso!!!
beijokas

Salsa Verde disse...

Existem várias versões deste prato, mas há sempre uma que é a que nos agrada mais e é nessa que insistimos. A mim acontece-me o mesmo e a minha versão é em todo semelhante à tua. Aliás, é a versão da minha mãe, ehehe!!
Beijinhos,
Lia.

Fatima disse...

Tb gosto muito dessa receita de bacalhau, é uma delicia!!!
Beijinhos

Gina acasadagigis disse...

Tenho que fazer pois mão sei se vais acreditar , mas casada à quase 13 anos e nunca fiz esta receita . bjs e bom fim de semana

Borboleta disse...

Gosto muito desta receita bem clássica!!!
Bjs....

Unknown disse...

Uma maravilha. Jinhos

Isabel disse...

é uma deliciosa versão. Gosto muito deste prato.
Um beijinho.

Tuquinha disse...

ao tempo que eu não como este pratinho...abriste-me completamente o apetite pois está com uma aspecto delicioso
beijinho

Rose disse...

Amoooo bacalhau pena que pra nós aqui é muito caro, mas de vez em quando me dou a esse luxo...rs
Bjinhus!!!

Pecados da mesa disse...

Olá querida;
Hummmm que delícia.
Eu aprecio muito esta receita clássica de bacalhau Gomes de Sá.
Aqui no Brasil nós preparamos muito esta receita, mas a sua é muito especial.
Muito obrigada pelas dicas maravilhosas.
Beijo!

Maria Paula-BRASIL-

Sarokas disse...

adoro este tipo de prato!sabe tão bem e são simples de se fazer!bjinhs

Luci Doces disse...

Olá amei seu blog mais aida sua ajudante ela é linda tenho uma é minha princesa Lilica e um ajudante Leopoldo é o meu bebe boxer e minha netinha Ruby uma pitybull são a minha paixão , depois do meu casal de filhos beijos Luci.....