terça-feira, 6 de abril de 2010

Francesinha

A deliciosa francesinha =)




Ingredientes (para 2 pessoas):
4 fatias de pão de forma
4 fatias de fiambre
10 fatias de queijo
1 linguiça
1 salsicha alemã
1 bife grande
2 ovos
Molho para Francesinha

Cortar o bife a meio, temperar com sal e pimenta a gosto e grelhar. Numa frigideira coloca-se a linguiça cortada a meio e lateralmente, de modo a obter 4 bocados. Deixa-se alourar um pouco. Na gordura da linguiça coloca-se a salsicha, cortada da mesma maneira.
Num prato monta-se a francesinha: coloca-se uma fatia de pão, cobrindo com uma fatia de fiambre, uma de queijo, metade do bife, dois pedaços de linguiça e de salsicha, colocados alternadamente, uma fatia de fiambre e uma fatia de pão. Cobre-se com 4 fatias de queijo, colocadas de modo a cobrir toda a francesinha.
Colocam-se as francesinhas em forno pré-aquecido (180º) até derreter o queijo (aprox. 8 min.). Entretanto estrelam-se os ovos e aquece-se o molho da francesinha em lume brando, até ferver. Quando não tenho muito tempo, utilizo o "Molho para francesinha" da marca Dom Duarte, que se encontra à venda nos supermercados. Quem preferir pode fazer molho caseiro (receita aqui).
Retiram-se as francesinhas do forno, regam-se com o molho e coloca-se o ovo estrelado por cima. Acompanha com batatas fritas.

Esta receita já vem de geração em geração à muito tempo. E as opiniões são unânimes: deliciosa!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem um óptimo aspecto! Eu confesso que nunca provei uma francesinha... agora com a sua, talvez experimente! =)
Parabéns! E continuação de Bons cozinhados! =)