segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bolo de Nutella e Avelã

Mais um bolo DELICIOSO da Nigella Lawson. A receita original veio daqui.






Ingredientes:
6 ovos

1 pitada de sal
125 g. de manteiga amolecida
400 g. de Nutella
1 c. de sopa de Frangelico, Rum ou Água (usei licor de laranja)
100 g. de avelã moída (usei 50g. moída e 50g. partidas em pedaços)
100 g. de chocolate negro derretido
(para a cobertura):
100 g. de avelãs inteiras
125 ml de natas
1 c. de sopa de Frangelico, Rum ou Água
125 g. de chocolate negro


Separam-se os ovos.
Batem-se as claras em castelo e adiciona-se o sal.
À parte bate-se a manteiga com a nutella. Adiciona-se o licor, as gemas e as avelãs moídas. Mistura-se tudo muito bem. Junta-se o chocolate derretido (arrefecido). Envolve-se bem e adiciona-se, pouco a pouco, as claras em castelo. Mistura-se até obter uma massa homogénea.
Leva-se a forno pré-aquecido (180º) numa forma untada com manteiga e enfarinhada durante cerca de 40 minutos.
Desenforma-se o bolo e deixa-se arrefecer.
Entretanto, prepara-se a cobertura. Num tacho colocam-se as natas, o licor e o chocolate partido em pedaços. Leva-se a lume brando até derreter o chocolate, mexendo sempre. Retira-se do lume e mexe-se bem até engrossar um pouco.
Cobre-se o topo do bolo com esta cobertura e decora-se com avelãs.

25 comentários:

Gina acasadagigis disse...

Olá , que bolo delicioso, bjs

Catarina Nogueira disse...

e pronto, já estou aqui a magicar fazer uma nutella caseira (sim, é possível, já fiz), e fazer este bolo maravilhoso!

Anónimo disse...

Ai que bolo!!!
Minha nossa

Xana Bértolo disse...

Isso até faz mal à vista... minha mãe, k tentação :)
beijos

São Ribeiro disse...

ESTA SUPER APETITOSO FIQUEI COM VONTADE DE FAZER UM.BJS

Miguel disse...

Sou fã de chocolate, quem não é?
Aquela camadinha por cima fica a matar, apetece mesmo meter o dedo pelo ecrã do computador e tentar roçar lá para laber a seguir.
Tem um aspecto delicioso.
Beijinhos do
Miguel
http://cozinha-sem-tabus.blogspot.com

Marisa Duarte disse...

Ai meu deus que tentação, baei o teclado todo lolol humido e cheio de chocolate como eu gosto hummm

Isabel Salvador disse...

Que coisa maravilhosa amiga,adorei mesmo,jinhosss

Luisa Alexandra disse...

Ficou um bolo mesmo muito guloso, o aspecto é fantástico!

Isabel disse...

Desde que descobri este cantinho, ainda não vi nenhuma receita que não me desse vontade de experimentar! Mais uma!
Beijinho.

Salsa Verde disse...

O aspecto promete e parece bem húmido e delicioso!
Beijinhos,
Lia.

sabor e saberes disse...

Delicioso mesmo. Bjs

donabimby disse...

Que bolo de babar.
Vai para os favoritos


bjs

Miriam Bralli disse...

Olá Cherry,

Vim fazer uma visitinha e fiquei, adorei o seu bolo parece estar uma delicia!!!
Já estou te seguindo e em breve voltarei...

Que o nosso dia seja colorido e doce..
1000 Beijokinhas

Miriam Bralli disse...

Adorei ter você como minha amiga no Prato Barato, vamos nos ver muito, até mais...

Que tenhamos Amor e Paz!!!
1000 Beijokinhas

Marina disse...

Ficou com um aspecto delicioso!
Beijinhos.

♥ mesa para 4 disse...

Hummmm ca bom :)

Unknown disse...

Amiga, mas que aspecto magnifico...ua verdadeira tentação. Beijo grande

Larana Colorida disse...

Simplesmente delicioso.

Beijinhos doces:)

ale disse...

Ai, meu Deus!
Fiquei até arrepiada com o aspecto deste bolo.
Adoro bolo de chocolate, principalmente no friozinho que está fazendo por aqui....

Bjocas e obrigada pela visita!
Ale

Isabel Salvador disse...

Vim ver o teu bolo oura vez,maravilha,jinhosss

Juliana disse...

Impossível comentar! Este bolo deve ser dos deuses! Vou fazer neste final de semana e depois passo aqui pra te contar. Adorei o blog, parabéns! Ju

BlackRose disse...

Γειααα σας !!from Greece and ΣτάΛες στο ΓαΛάΖιο team!!!
Nice blog...yiamiiii...
I follow U!

Mirna disse...

Creo que en algún momento tengo que ponerme a hacer tortas, me gustaria tener la posibilidad de cocinar con mis hijas un poco de estas cosas, y ponerme a comer mucho chocolate, espero poder comerlo en los restaurantes em alphaville

Anónimo disse...

Uau!!! Tem aspecto de ser húmido/molhadinho. Fica assim?