sábado, 22 de maio de 2010

Sericaia

Adoro este doce tradicional alentejano mas nunca tinha experimentado fazê-lo cá em casa. Depois de ver inúmeras receitas, decidi experimentar uma que encontrei no "Sabores e Aromas". Delicioso :)




Ingredientes:
6 ovos
200 g. de açúcar
500 ml de leite
1 pau de canela
6 c. sopa de farinha
Casca de meio limão
Canela em pó q.b.


Separam-se as gemas das claras.
Numa taça batem-se as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado.
Coloca-se o leite num tacho grande. Adiciona-se, colher a colher, a farinha, mexendo bem até dissolver completamente. Junta-se o creme das gemas, o pau de canela e casca de limão.
Leva-se a lume brando, mexendo bem ocasionalmente, até ferver.
Apaga-se o lume e deixa-se arrefecer o creme.
À parte batem-se as claras em castelo.
Quando o creme tiver esfriado, retira-se o pau de canela e as cascas de limão. Adicionam-se gradualmente as claras em castelo, envolvendo com uma colher até obter um creme homogéneo.
Coloca-se o doce num prato de barro ou num pirex e polvilha-se com imensa canela.
Leva-se a forno pré-aquecido (180º) até crescer e começar a abrir fendas. Usa-se um palito para ver se está cozido.

16 comentários:

Carla Oliveira disse...

já experimentei uma receita de sericais, mas não me acertou.Se calhar vou experimentar esta.
Ficou com um aspecto óptimo.
Beijinhos

Salsa Verde disse...

Nunca experimentei, mas o aspecto sempre me deixou de água na boca.
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

São Ribeiro disse...

AQUI ESTA ALGO QUE TENHO VONTADE DE FAZER MAS ACHO QUE NÃO VAI CORRER BEM.A TUA FICOU LINDA.BJS

Catarina Nogueira disse...

Olá :)
Eu tenho uma receita muito parecida no meu cantinho. A ideia de colocar um pau de canela a ferver com o leite é excelente, dá logo ao creme um sabor a canela que deve ficar divinal! (se quiseres espreita a minha receita: http://vaiumafatia.blogspot.com/2010/05/serica-ou-sericaia.html)

saltapocinhas disse...

também nunca fiz, mas é um doce que adoro e que não me escapa sempre que passo pelo alentejo.
faltam apenas as ameixas de elvas para deixar aquele molhinho...

♥ mesa para 4 disse...

Hummm adoro está mesmo apetitoso, só lhe falta 1 ameixinha :)

SoraiaSilva disse...

Que bom aspecto!! :p
beijinhos*

Unknown disse...

Um aspecto execelente e com sabores extraordinários. Beijinhos

M. disse...

Hummmm, que delícia!!! Nunca experimentei, mas vai ser uma receita a testar ;)
Bjs e boa semana!
Madalena

Babette disse...

tb nunca fiz.... pode ser que seja desta! o aspecto é delicioso
babette

Smsn-artes e ideias disse...

gosto muito!!

smsn.artes

Gina acasadagigis disse...

Olá, uma sobremesa para experimentar, pois o meu marido anda sempre a pedir , eheheh, bjs

RATOLINHA disse...

Nunca experimentei, mas que deve ser delicioso deve.
bjs

Xana Bértolo disse...

Experimentei um destes dias, e achei delicioso mesmo :)
Está com óptimo aspecto..
Obrigado pelo teu carinho lá no meu canto na minha ausência kida
beijoca

Luisa Alexandra disse...

Que bom aspecto, ficou mesmo com o aspecto tradicional!

donabimby disse...

Adoro sericaia e então com o doce de figos é qualquer coisa
Nunca fiz em casa tenho que experimentar

bjs